Acontece na terça-feira (16/6) o “Webinar – Engenharia e ciência no combate ao coronavírus”, promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), por meio do projeto “Cresce Brasil”. Terá transmissão nas redes sociais da Federação (Youtube e Facebook).
A atividade coloca em pauta iniciativas inovadoras que estão contribuindo para a prevenção e o tratamento da Covid-19, como os equipamentos de esterilização com raios ultravioletas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Ilha Solteira, no interior paulista. A partir da demanda dos hospitais da região, divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, os laboratórios dos Departamentos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Física e Química da Unesp começaram a produzir máscaras.
Mas, isso não foi suficiente. Percebeu-se que era preciso criar meios para que esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pudessem ser reutilizados. Foi aí que surgiu a ideia de se produzir equipamentos com raios ultravioletas para esterilizar o ambiente hospitalar. Os primeiros foram o rodo e o esterilizador portátil de mão, que já foram doados aos hospitais de Ilha Solteira, Três lagoas e de Andradina. Depois, foi criada uma cabine de esterilização, que faz a limpeza e higiene em dois minutos.
O pesquisador Amarildo Tabone Paschoalini, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Unesp, à frente da iniciativa, falará sobre o tema da webinar.
Acompanhe o webinar pelo Youtube ou pelo Facebook
Webinar – Engenharia e ciência no combate ao coronavírus
Data: 16/06/2020
Horário: 17:00 – 18:30
Local: Transmissão pelas redes da FNE: YouTube /FNESind e Facebook /FNEngenheiros
Mais informações: Tel. (61) 3225-2288, fne@fne.org.br
Participantes
Marcelo Zuffo – Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP)
Amarildo Tabone Paschoalini – Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Henry Campos – Professor Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fonte: FNE