Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, acontece o primeiro Congresso Catarinense de Saneamento no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis, onde ocorrerá também uma grande Feira com a exposição de empresas do setor.A iniciativa do Senge-SC e Casantem como tema “Saneamento Ambiental: tratar a água é tratar a vida”
O evento é destinado especialmente aos profissionais das empresas públicas e privadas de saneamento e a estudantes das áreas de engenharia sanitária e ambiental ou de cursos técnicos na área de saneamento.
Mais informações: concasan2017.com.br
Claudia Lamparelli
A doutora Clausia Lamparelli é especialista em qualidade das águas costeiras da companhia de Meio Ambiente de São Paulo, CETESB. Sob sua coordenação estão os programas de avaliação da balneabilidade e qualidade das praias do estado de São Paulo. Ela abordará como as ações de saneamento trazem reflexos na balneabilidade e nos indicadores ambientais.
George Tchobanoglous
Professor George T, como é conhecido entre colegas e alunos da Universidade da Califórnia em Davis, é uma das maiores autoridades mundiais (senão a maior) em tratamento de esgotos e reuso de água.
No CONCASAN, ele falará sobre o tratamento de esgotos do século 21, reuso potável de esgoto e novos conceitos, como o Net-Zero Water Management.
Menahem Libhaber
O engenheiro israelense colaborou com publicações importantes, como o Sustainble Treatmente and Reuse of Municipal Wastewater e Marina Wastewater Outfalls and Treatmente Systems, que trata dos aspectos tecnológicos e ambientais referentes a emissários submarinos. No evento, abordará os emissários submarinos como solução de tratamento e disposição de esgotos em cidades costeiras e a sua experiência com emissários na America Latina.
Carlos E. M. Tucci
PhD Recursos Hídricos (Colorado State University/1978); MSc Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS/1975); Engenheiro Civil (UFRGS/1971). Professor titular aposentado do IPH/UFRGS e Feevale, autor de mais de 300 artigos científicos, livros, capítulos de livros. Consultor atuando nos últimos 35 anos junto a empresas e entidades nacionais e internacionais, como Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA e Itaipu, entre outros. Atua em Águas Urbanas, Modelagem de Sistemas Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e Alerta de Sistemas Hídricos, Gestão de Água e Meio Ambiente. Premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.
Francisco Gross
O engenheiro civil sanitarista Francisco Gross é professor na Universidade de Montevideo (Uruguai) e especialista em tratamento de água e esgoto com experiência prática e acadêmica ao longo de mais de 30 anos de atuação profissional nos segmentos de desenho e operação de ETAs e ETEs de médio e grande porte. Possui uma vasta experiência na aplicação de tecnologias avançadas de tratamento de água/esgoto: clarificação por flotação por ar dissolvido, processos combinados físico-químico e biológicos de biofilme, etc. que tem permitido implantar soluções eficientes e compactas. No evento, abordará a temática vinculada a novas tecnologias avançadas aplicadas ao tratamento de água e esgoto como ferramenta estratégica.
Tobias Bleninger
Possui doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental do Karlsruhe Institute of Technology (2006) na Alemanha e graduação em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente da mesma universidade onde também liderou o grupo de Environmental Fluid Mechanics até 2009. Desde então trabalha como professor em Mecânica dos Fluidos Ambiental e Matemática Aplicada na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos, aplicando métodos numéricos, fazendo medições em campo e em laboratório. Temas de pesquisa principais são estudos de emissário submarinos, projetos de hidráulica de hidrovias e fenômenos de transporte em reservatórios, todos com mais de 15 anos de experiência.
Pablo Heleno Sezerino
Engenheiro Sanitarista e Ambiental formado no ano de 1999 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia Ambiental diplomado no ano de 2006 pela UFSC, com período de Estágio de Doutoramento no ano de 2004 na Universidade Técnica de Munique (TUM – Alemanha). Possui publicações em periódicos internacionais e nacionais versando sobre a temática do tratamento local/individual de esgotos doméstico/sanitário. É coautor de livro “Aplicação de sistemas tipo wetlands no tratamento de águas residuárias”. Coordenador do grupo nacional Wetlands Brasil. Editor do Boletim Wetland Brasil (ISSN 2359-0548). Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Supervisor do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD/UFSC. Pesquisa e trabalha mais de 20 anos com a temática do tratamento local/individual de esgotos doméstico/sanitário.