O Senge-SC manifesta sua mais profunda solidariedade ao povo gaúcho, especialmente àqueles que foram atingidos pelas recentes enchentes que assolam o Estado, uma catástrofe climática sem precedentes no país, que afetou 345 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.
O momento de muita tristeza pede a união de todos para atender emergências, prestar solidariedade e auxiliar com alimentos, roupas e abrigo para quem ficou sem sua moradia.
Por isso, pede aos engenheiros e engenheiras que contribuam no que for possível para, pelo menos, amenizar tanta dor, sofrimento e perdas. Confira a lista dos materiais listados como prioridade pela Defesa Civil:
- Colchões (novos ou em bom estado).
- Roupa de cama.
- Roupa de banho.
- Cobertores.
- Água potável.
- Cestas básicas.
- Ração animal.
Várias cidades catarinenses estão recebendo doações de materiais e os locais de coleta podem ser consultados junto às Prefeituras. Para as doações em dinheiro, também com a segurança das informações da Defesa Civil RS, foi ativada a conta SOS Rio Grande do Sul, com a chave pix via CNPJ 92.958.800/0001-38, com a opção de duas instituições bancárias: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
O Sistema Confea/Crea e Mútua está unindo esforços para mitigar os impactos para a população local. Entre as ações, implementou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sem custos, permitindo a emissão de ARTs nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução de rodovias e pontes, por exemplo, que envolvam as profissões abrangidas pelo sistema profissional. Essa medida se soma ao auxílio disponibilizado pela Mútua-RS, que oferece um benefício financeiro não reembolsável para situações de catástrofes naturais.
Muita força, Rio Grande do Sul!