O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – Crea-SC realizou nesse dia 30 de novembro o II Seminário de Valorização Profissional, abordando os seguintes temas: importância da engenharia, engenharia unida e a interação das engenharias e a importância dos profissionais no mercado de trabalho. Engenharia Unida foi o tema abordado pelo engenheiro civil Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE; e A Interação das Engenharias e a Importância dos Profissionais no Mercado de Trabalho, pelo engenheiro Luiz Augusto Milano, presidente da Matec SP.
Em sua palestra, o presidente da FNE falou sobre a conjuntura nacional, que vive hoje um contexto assustador, onde o Governo Federal prepara-se para “apertar os profissionais com reformas pesadas”. Mas ele acredita que com uma engenharia unida e forte é possível sair da crise. Segundo ele, não devemos discutir a recessão, mas o crescimento, e aprender a exercitar a democracia com participação, sendo esse o momento oportuno para avançarmos sem partidarismo.
Murilo Pinheiro lembrou a todos que na semana passa, em Barra Bonita(SP), lideranças da engenharia de todo o país reuniram-se para debater o futuro da profissão, pois temos não apenas a condição técnica como o dever de fazê-lo.
Representando o Senge-SC no II Seminário de Valorização Profissional, estavam o presidente Fábio Ritzmann, que integrou a mesa, o vice-presidente Carlos Bastos Abraham, que ocupa o mesmo cargo na Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), o diretor Financeiro José Carlos Rauen e o diretor de Formação Sindical, José Antônio Latrônico Filho. O evento é coordenado pelo conselheiro do Senge no Crea-SC, Cesar Corbelini.