Neste 23 de novembro, data em que comemoramos o dia do Engenheiro Eletricista, o Senge-SC e a ABEE, através de suas Diretorias, quer saudar todos os profissionais que, mesmo vivenciando a crise política, de conduta e econômica do País, não deixam de ter decidida contribuição para com a sociedade e um meio ambiente sustentável.
Dentre tantas inserções responsáveis dos Engenheiros Eletricistas destacamos, neste dia festivo, o avanço no Brasil na energia distribuída pela geração fotovoltaica. Não faz muito tempo que energia solar servia só para aquecer água. Hoje, a energia gerada através da irradiação solar é uma realidade.
No Brasil já somos 17 mil instalações e a previsão para o ano 2024 é de 700 mil. A questão do conhecimento tecnológico está equacionada. O custo na fabricação de painéis teve redução surpreendente nos últimos anos, restando pesquisa e desenvolvimento da tecnologia para aumento do seu rendimento. Os financiamentos, outra barreira para o sucesso do aumento da fotovoltaica, também está sendo vencido.
Ainda serão necessários alguns avanços na legislação com relação à regulação, e no Congresso Nacional tramitam vários Projetos de Lei tratando do assunto. É chegada a hora de disseminar a energia distribuída fotovoltaica para os consumidores, que poderão ver no curto prazo a diferença na sua conta de luz.
São os desafios da sustentabilidade virando realidade com forte participação dos Engenheiros Eletricistas. Não paramos por aí. O próximo desafio será a mobilidade elétrica sustentável. Seu carro elétrico estará estacionado na sua garagem sendo carregado para o deslocamento no dia seguinte. Quem viver verá a sustentabilidade batendo literalmente em nossas portas com energia fotovoltaica e carro elétrico. Uma contribuição decisiva do Engenheiro Eletricista. Nossos Cumprimentos.
Engº José Antonio Latrônico Filho
Engenheiro Eletricista, diretor do Senge-SC e presidente da ABEE