A presidente Roberta Maas dos Anjos e o diretor financeiro Carlos Bastos Abraham representaram o Senge-SC hoje (13) na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que acontece nas 27 Superintendências Regionais do Trabalho em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o encontro foi no auditório da Alesc, em Florianópolis.
O evento têm o objetivo de fortalecer o diálogo social, fomentar a cultura da negociação coletiva e alinhar políticas de trabalho dignas, reunindo representantes de sindicatos, empregadores, e especialistas do setor para debater questões essenciais no cenário atual.
A programação inclui dois painéis “Atualidade da negociação coletiva e avanço na relação de trabalho” e “Diálogo institucional com as entidades sindicais”. Como painelistas, representantes do Dieese, Fetiesc, Fiesc, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e TRT-SC.
A presidente Roberta Maas dos Anjos avaliou que o evento tem grande relevância porque a negociação coletiva tem respaldo constitucional e é uma ferramenta importante para a construção de ambientes de trabalho democráticos. “Ela é fundamental para o fortalecimento de relações de trabalho saudáveis, em que empregadores e trabalhadores podem dialogar e definir as condições de trabalho com foco no desenvolvimento econômico e na justiça social”, afirmou.
Segundo Carlos Abraham, o seminário é uma oportunidade de fortalecer o diálogo social e impulsionar práticas de negociação coletiva que promovam a justiça e o equilíbrio no ambiente de trabalho. “Esses encontros disponibilizam às entidades de trabalhadores e empregadores locais e regionais “oportunidade de fortalecer o diálogo social e impulsionar práticas de negociação coletiva que promovam a justiça e o equilíbrio no ambiente de trabalho”, ressaltou o tesoureiro do Senge-SC.