O Senge-SC e a Casan lançaram oficialmente dia 03 de julho o Concasan – Congresso Catarinense de Saneamento, que acontecerá em 31/08 e 1º/09, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis. A apresentação do evento, organizado conjuntamente, aconteceu na sede do Senge-SC, com a presença do anfitrião Fábio Ritzmann, presidente do Sindicato e Valter Gallina, presidente da Casan, que falaram sobre a importância do encontro, em especial sobre um tema que se tornou prioridade no país e representantes de empresas da área de saneamento. O vice-presidente da FNE e do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, declarou o apoio também da Federação ao evento, que se encaixa no projeto Cresce Brasil, em especial pela discussão sobre o saneamento no país.
Na oportunidade, foi feita por Fernando Ligorno, da empresa organizadora Voe Ideias, uma exposição sobre o Congresso, do qual é coordenador executivo. O coordenador científico do evento e diretor do Senge, Alexandre Bach Trevisan apresentou os nomes dos primeiros palestrantes confirmados: o professor George Tchobanoglous, da Califórnia (EUA), uma das maiores autoridades mundiais em tratamento de esgotos e reuso de água, Claudia Lamparelli, da CETESB, uma das principais referências brasileira em balneabilidade e qualidade das praias e o ex-consultor do Banco Mundial Menahem Libhaber, de Washington, que vai falar sobre a experiência com emissários submarinos como solução de tratamento e disposição de esgoto em cidades costeiras do mundo todo.
O primeiro Congresso de Saneamento de Florianópolis traz como tema principal “Saneamento Ambiental: tratar a água é tratar a vida”, ou seja, a importância de tratar a água para oferecer uma melhor qualidade de vida a todos. Além dos palestrantes que são referência no setor irão abordar esse assunto trazendo para discussão tudo que pode ser feito para tratar melhor um recurso fundamental no nosso dia, diversas empresas expositoras e patrocinadores também farão parte deste encontro compartilhando sua expertise com o público visitante.
Também haverá Feira aberta ao público em geral, mas para acompanhar o Congresso será necessária a inscrição, o que pode ser feito no site http://concasan2017.com.br/ e estudantes e grupos empresariais terão preços diferenciados.
O evento será destinado especialmente a profissionais das empresas públicas e privadas de saneamento e a estudantes das áreas de engenharia sanitária e ambiental ou de cursos técnicos na área de saneamento. Entre os temas, está Saneamento em cidades litorâneas, Reflexos das ações de Saneamento na Balneabilidade, Tecnologias para coleta, tratamento e disposição de esgotos e Esgoto Tratado em SC: O caminho a ser seguido, entre outras.