A obra da 3ª Interligação Elétrica da Ilha – Benefícios e Desafios é o tema de live do projeto Senge-SC Conecta, que será realizado no dia 13 de dezembro, a partir das 19h, com a presença do engenheiro André Makowiecky Salles, da ISA CTEEP, empresa de grande porte do segmento de energia. O Senge-SC Conecta trará todos meses temas de relevância para a engenharia de Santa Catarina, ao vivo pelo seu canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4DSX4kaVZf4 .
Essa live inaugural apresentará essa obra de importância fundamental para a confiabilidade do abastecimento da ilha e extremamente complexa, pois compreende três segmentos: aéreo, submarino e subterrâneo. O engenheiro André abordará, em sua apresentação, as dificuldades de implantação e o cuidado com os impactos sociais, econômicos e ambientais nas regiões atingidas.
Esta interconexão virá somar-se às conexões existentes ao sul e centro da Ilha de Santa Catarina e promete acabar de vez com o risco de apagão, como o que aconteceu em 2003, bem como ampliar a oferta de energia para as próximas décadas. O investimento previsto pela Aneel é de R$ 641milhões e representará uma economia para o consumidor de quase dois bilhões, além de eliminar o risco de corte de energia da região metropolitana de Florianópolis. O prazo de conclusão da obra é setembro de 2023.
André Makowiecky Salles é engenheiro agrônomo formado pela UFSC, tem MBA em auditoria, perícia e gestão ambiental pelo IPOG e MBA em auditoria, avaliações e perícias de engenharia também pelo IPOG. A live será mediada pelo presidente do Senge-SC, Eng. Civil Daniel Crippa Lemos.
A ISA CTEEP é dona dos ativos da Interligação Elétrica Biguaçú (IE Biguaçú), que é a concessionária e a maior empresa privada de transmissão do setor elétrico brasileiro. Presente em 17 estados do Brasil, a Companhia opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País, 60% da energia transmitida na região Sudeste e 94% da energia transmitida para o Estado de São Paulo.