“Aplicação de drones na vida engenharia” é o tema da próxima edição do SengeSC Conecta, no dia 28 de setembro. A live será transmitida a partir das 19h no canal do Senge-SC no Youtube.
O palestrante será o engenheiro civil Edésio Elias Lopes, coordenador de cursos no IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação, que falará sobre as potencialidades do uso de drones para levantamento urbano e ambiente. O mediador será o engenheiro Guilherme Zucatelli, do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia da UFSC.
A ferramenta tornou as fotos aéreas cada vez mais acessíveis, ao contrário de um passado bem recente, quando havia pouca opção para a execução eficaz de inspeções, laudos e monitoramento de obras e isso levava os especialistas a contratarem o uso de helicópteros e aviões para registro de imagens aéreas, o que tonava o custo e as limitações técnicas muitas vezes proibitivas.
Hoje os drones substituem de forma muito eficaz guindastes, andaimes, escadas, cordas, etc, enfim, equipamentos que muitas vezes colocam em risco a operação ou, em casos mais extremos, a vida da equipe. Entre as principais vantagens de usar drones na engenharia estão aspectos como agilidade, menor custo, minimização de riscos, aproximação maior (versus helicóptero), inspeções múltiplas, manter funcionamento de instalações, precisão de localidade (GPS), facilidade em locais de difícil acesso, menor necessidade de planejamento e economia com equipamentos de segurança do trabalho.
O SengeSC Conecta foi criado com o objetivo de informar e esclarecer os profissionais da engenharia sobre a realidade do país em termos de projetos, obras e infraestrutura, entre vários outros temas de interesse dos engenheiros para aperfeiçoamento profissional.
A live será transmitida no canal do Senge: https://bit.ly/SENGESCCONECTA_DRONESnaENGENHARIA