Na noite de 13 de outubro de 2017, o Senge-SC, através do vice-presidente Carlos Bastos Abraham, que também ocupa o cargo de presidente em exercício da FNE, acompanhou o final da 4ª fase da etapa de transferência de carga do vão central da ponte Hercílio Luz, quando 10,7 cm foram erguidos por 54 macacos hidráulicos. No total, foram elevados 54,3 cm nessa etapa, o que aliviou muito a carga do vão. Porém, o peso da própria estrutura metálica continua ativo e nas próximas etapas será descarregado por completo, aliviando integralmente as tensões nas peças.
Nesta segunda-feira, dia 16, à meia noite, inicia a nova etapa da obra, que consiste na retirada dos pendurais verticais que sustentam as barras de olhais, estágio que deve se estender até 3 de novembro. A operação dos cortes dos pendurais será realizada durante a noite e a sua retirada durante o dia.
O Senge-SC continuará acompanhando todas as fases desse mega trabalho de engenharia, único do gênero no mundo. Destaque para o acompanhamento do presidente do Deinfra, engenheiro Wanderlei Agostini, em todos os dias, demonstrando o seu comprometimento como homem público e, especialmente, o trabalho competente dos engenheiros da empresa construtora Teixeira Duarte e da empresa supervisora e calculista RMG que, juntamente com o fiscal da obra, nosso colega Wenceslau Diotallévi, trabalham minuciosamente em todos os momentos do transcorrer da obra.