Com o objetivo de aproximar a juventude da entidade, da luta sindical da categoria e do debate sobre o desenvolvimento do País, vem crescendo o Senge Jovem em Santa Catanina. Sob a coordenação de Jean Henning, a ideia é que estudantes e recém-formados disponham de um espaço qualificado para discutir os desafios do ingresso no mercado de trabalho, seus direitos e responsabilidades como trabalhadores, profissionais qualificados e cidadãos e também as questões essenciais da sociedade que são pertinentes à engenharia.
O grupo vem se reunindo periodicamente em Florianópolis e, entre outras atividades, foi colocada no ar a página do grupo do Facebook e lançada a logomarca e slogan “Seu Futuro Começa Aqui”. Houve também intensa participação no 1º Concasan e foram criados os Núcleos de Brusque e Jaraguá do Sul do Senge Jovem-SC, que têm como Coordenadores, respectivamente, os acadêmicos, Kaue Koschitz Roratto e Maicon Hugo Block.
Segundo Henning, foram estabelecidas algumas metas até o final de 2017 e ano de 2018, como número de associados, eventos, parcerias, e representantes do programa nas regionais. Para isso, haverá participação em eventos com palestras sobre o Senge Jovem, como no I Simpósio Integrado de Engenharia da Unoesc, em Joaçaba, e no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, que terão como temas o importante papel das entidades de classe e como a formação acadêmica impacta nas atribuições técnicas de um engenheiro.
Também foi fechada a primeira parceria, com a OitoNoveTrês Produções, dirigida pelo professor Ênio Padilha, atrabés da qual foi sorteada vaga para um treinamento, tendo sido a ganhadora a colega Ritiéli Hamerski Cabral, no curso “Interpretando o projeto estrutural de edifícios de concreto armado e protendido” ministrado pelo engenheiro civil Sérgio dos Santos.
“É fundamental ainda que a juventude participe ativamente das suas entidades sindicais e assim possam se tornar as futuras lideranças que defenderão os direitos da categoria e atuarão em benefício da sociedade”, avalia Henning.