Começou na segunda-feira (6) e continua na terça (7) o “Seminário de Transporte, Logística e Mobilidade Urbana” proposto pela Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e COMDES, com palestras e debates técnicos. O evento, de abrangência nacional, reúne profissionais para extensa programação abordando temas de relevância, com referências, e gerando discussões em busca de soluções para os problemas sociais onde envolve a área tecnológica, além de exposição institucional de produtos e serviços.
O presidente do Senge-SC, José Carlos Ferreira Rauen foi um dos palestrantes na segunda-feira, com o painel “Alternativas de melhoria dos transportes pela revascularizacão do trânsito em Florianópolis”, onde mostrou situações vividas por quem transita pela capital catarinense. Questões como impessoalidade, Transporte coletivo, lombadas físicas e eletrônicas, rotas alternativas e conceitos de mobilidade urbana e projetos e estudos na área foram apresentados por Rauen em painel.
“As autoridades precisam acordar para situações como essas, por isso, é lamentável e constrangedora a ausência da Prefeitura de Florianópolis no evento”, afirmou Rauen. Segundo ele, se nem os grandes interessados comparecem, não há o que esperar do futuro da mobilidade na Capital. “Parece que continuaremos presos no trânsito durante horas, continuaremos vendo escoar a qualidade de vida e, o que é pior, continuaremos sofrendo com a falta de soluções e de aproveitamento de oportunidades criadas por quem deseja e se dispõe a contribuir.
O evento inclui na programação a apresentação de diversas palestras de engenheiros especializados no tema, com a apresentação do pensamento de gestores, dirigentes de órgãos públicos e empresas privadas, dirigentes de entidades de classe, etc.
O objetivo do evento também será reunir os segmentos organizados da sociedade relacionados à mobilidade e infraestrutura urbana, ampliando o canal de discussão e trocas de experiências sobre os processos que compreendem desde a concepção e projeto a gestão e operação das redes urbanas de infraestruturas e suas interações com o projeto urbano das cidades objetivando consequentemente segurança para os usuários.