Na noite de 27 de agosto, finalmente presenciou-se o sucesso da etapa final da obra de transferência de carga do vão central da ponte Hercilio Luz, em operação bem sucedida. Essa foi uma das partes mais delicada da obra de engenharia totalizando a transferência de 100% da carga do vão central. “É bom destacar que desde fevereiro de 2017 a ponte estava suspensa por 54 macacos hidráulicos”, afirmou Carlos Bastos Abraham, diretor do Senge-SC e da FNE, ao lembrar que a empresa Teixeira Duarte continua cumprindo à risca o seu cronograma da obra, junto com o trabalho técnico de supervisão da RMG Engenharia, tudo sob o comando do fiscal, engenheiro Abel Silva.
“Podemos agora afirmar definitivamente que a ponte está 100% segura a partir de agora, e a estrutura metálica provisória inferior perdeu nesse momento a sua função principal de sustentar a ponte”, assegurou Abraham, que acompanhou o processo desde o início. A partir de hoje, a ponte está suspensa por si própria e a obra segue em ritmo acelerado até o seu final, previsto para 30 de dezembro deste ano. “Continuaremos acompanhando de perto essa grandiosa obra de engenharia e vamos acompanhar também a obra dos acessos à ponte do lado ilha e do lado continental, sob a responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis, pois caso esse processo licitatório atrase poderemos ter problemas nos acessos com reflexos na mobilidade no trânsito no local”.
Segundo Abraham, o que era praticamente impossível para muitos vai se concretizar: a Ponte Hercílio Luz estará devidamente recuperada, nova e em condições de uso até o final do ano para pedestres, bicicletas e veículos! O Senge-SC registra o momento de comemoração da equipe de engenharia que trabalhou com competência para se obter esse êxito conquistado.