Os trabalhos da última transferência de carga da ponte Hercílio Luz começaram ontem à noite, por volta das 22h30 terminando às 02h00 de hoje. O diretor do Senge-SC e da FNE, Carlos Bastos Abraham, acompanhou mais esse momento, como todos os outros até agora. Esta é mais uma etapa decisiva para o projeto de restauração, pois o peso do cartão-postal de Santa Catarina voltará a ser sustentado totalmente pela própria estrutura – até agora, 10% continuam sustentados pela estrutura provisória.
A previsão, se houver condições favoráveis — sem ventos ou chuva forte —, é que o trabalho seja realizado totalmente no dia de hoje. De acordo com o fiscal da obra, o engenheiro Abel Silva, esta etapa é uma das mais importantes da obra de restauração da ponte Hercílio Luz, que deve ser reaberta no dia 30 de dezembro. “Serão os últimos 10% de transferência da carga para deixar a ponte na estrutura original, sustentada totalmente pelas barras de olhal. Depois desta transferência, entramos na fase final para concluir a obra”, declarou.
Assim como ocorreu na transferência de carga realizada em junho deste ano, não haverá interrupções no trânsito na avenida Beira-Mar Norte. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte ficará fechado durante a operação, que tem um plano de contingência alinhado com a Defesa Civil e demais órgãos de segurança. Abraham ressalta para a segurança total dessa etapa, onde tudo é monitorado através de sensores instalados na ponte e acompanhados nos monitores pelas equipes da Teixeira Duarte e RMG engenharia. “Só faltam em torno de 250 toneladas de aço para ser rebaixado e tudo deverá ser concluído com pleno êxito”, informou.