Recentemente, o renomado escritório de arquitetura MAD Architects concluiu uma de suas obras mais ousadas. Trata-se do maior edifício subterrâneo do mundo, construído em subsolo. Ele está localizado na China, na cidade de Quzhou, a 400 km de Shanghai, e possui lindas características de design, integrando em harmonia com a paisagem ao redor. Saiba mais no texto a seguir!
As características do edifício subterrâneo
Esse novo edifício subterrâneo construído pelo MAD Architects servirá como estádio com capacidade para 30 mil pessoas, parte do complexo Quzhou Sports Park, com total de 700.000 m². Seu volume, de 33.731 m², possui telhados verdes, e parte da estrutura é embutida no solo.
A saber, embora esteja parcialmente enterrado no solo, a forma do Estádio Quzhou foi criada em referência a uma cordilheira que pode ser vista do local.
A fachada é inclinada, sustentada por 60 colunas de concreto moldado in loco. Ela é recortada por nove entradas onduladas, que dão ainda mais movimento à Arquitetura. E na parte de dentro do edifício subterrâneo abre-se uma cratera, com assentos ondulados projetados para combinar com a paisagem circundante.
O campo e os assentos do estádio Quzhou ficam acima do solo, enquanto as demais instalações do edifício subterrâneo ficam na parte de dentro da colina, incluindo sanitários, vestiários, lanchonetes, estacionamentos e mais. A entrada de luz natural para estes ambientes é feita por grandes aberturas no nível do solo. E, para completar, foi instalado um sistema especial para absorver, armazenar e drenar a água da chuva, protegendo a construção de danos causados por intempéries, além de reduzir o consumo de energia e amenizar as flutuações de temperatura.
Fonte: Engenharia 360