Quem imaginaria que um equipamento lançado há anos com o uso inicial em serviços militares se popularizaria tanto em tão pouco tempo? Agora, em vista das mudanças tecnológicas, é a hora do mercado de trabalho se reinventar e aproveitar as diversas funcionalidades dos drones, especialmente na engenharia, pois substituem de forma muito mais eficaz guindastes, andaimes, escadas, cordas, etc. Equipamentos que muitas vezes colocam em risco a operação ou, em casos mais extremos, a vida de sua equipe. Segundo dados estatísticos do Ministério da Previdência Social, o número de acidentes de trabalho nas indústrias cresceu 6,9% no ano passado e atingiu a incrível marca de 59.808 incidentes.
A realidade do uso de drones passou rapidamente de uso pessoal a comercial e, hoje, grandes empresas já utilizam essa tecnologia nas mais variadas aplicações. Ciente disso, o Senge-SC abriu as inscrições para mais uma nova turma do curso de Drones nos Serviços de Engenharia. Agora com novos horários, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro. As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 800 para os filiados; R$ 1.000,00 para os não filiados, podendo o pagamento ser parcelado em 10 vezes no cartão de crédito. Mais informações pelo fone (48) 3222-2965.
Surgimento de novas vagas
O mercado de trabalho com drones está movimentando a tecnologia principalmente no quesito armazenamento e divulgação de dados, já que com esse pequeno dispositivo é possível fazer levantamento de dados que serão úteis em vários setores, como agrícola e engenharia civil, facilitando a demanda de projetos.
Sendo assim, é uma nova área para engenheiros, agrônomos, fotógrafos e especialistas em TI, que poderão se diferenciar no mercado de trabalho ao saber usar os drones nas suas diversas funcionalidades de uso comercial.
Geração de novos negócios
O uso de drones em grandes empresas tem como finalidade otimizar processos e facilitar demandas que, antes da tecnologia, levariam horas ou, até mesmo, dias até ficarem prontas.
Essa facilidade pode estar ligada à produção de vídeos ou fotos de alta qualidade de um imóvel pronto, coleta de dados geográficos, inspeção de grandes construções para o setor de engenharia civil ou aplicação de fertilizantes em fazendas, por exemplo. Todos esses processos são mais baratos e mais eficientes hoje do que antes da popularização de drones. Além disso, graças a essa tecnologia, a sua empresa pode sair na frente e ter um retorno financeiro maior.
Drone como aliado nos negócios
O crescimento do uso de drones está cada vez maior e, por isso, é importante que você e a sua empresa estejam por dentro desse mercado para usar a tecnologia como aliada.
É preciso entender a necessidade da empresa. Saber se, no momento, é melhor contratar outra alternativa para a produção de conteúdos (ou coleta de dados) ou especializar o profissional para isso.
Seja qual for a sua escolha, saiba que o mercado de trabalho com drones está em constante crescimento uma vez que a procura pelo equipamento vem se popularizando. Por isso, é importante sempre estar atento às novidades envolvendo essa tecnologia para aplicá-la com maestria no negócio.