“Infraestrutura para cidades inteligentes” é o tema da sexta edição do Senge-SC Conecta, no dia 11 de julho, em live que será transmitida a partir das 19h no canal do Senge-SC no Youtube.
O palestrante será o engenheiro civil Aloisio Pereira da Silva, da empresa Infracities, e o mediador será o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), engenheiro e professor Roberto de Oliveira.
Segundo artigo do palestrante Aloisio Pereira da Silva, publicado no site do Crea-SC sobre o assunto, a abordagem de cidades inteligentes é uma ferramenta importante para enfrentar esses desafios urbanos, integrando diferentes formas de infraestrutura de maneira racional e eficiente, utilizando principalmente os mais modernos conceitos de Engenharia, através de normas internacionais ISO (Organização Internacional de Padronização) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relacionadas a Comunidades Inteligentes e Sustentáveis.
“Uma das principais alternativas, não só para Santa Catarina, mas para o mundo, para que as cidades cresçam de forma ordenada e sustentável são as cidades inteligentes, que hoje estão sendo pensadas de forma a garantir sustentabilidade e repensar a infraestrutura para entender todo o seu ciclo de vida, que é fundamental para as questões ambientais, econômicas e de qualidade de vida de toda a população”, destacou no texto.
Já tramita na Câmara de Deputados, o Projeto de Lei 976/2021, que Institui a Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI), com vistas à melhoria da qualidade de vida dos munícipes, e dispõe sobre os princípios e diretrizes que a nortearão, os seus objetivos, as ações a serem realizadas, os recursos alocáveis e dá outras providências.
O Projeto de Lei 976/21 estabelece uma política para estimular o desenvolvimento no Brasil das chamadas cidades inteligentes, que aproveitam tecnologias de última geração na gestão do espaço urbano e no relacionamento com os cidadãos.
Aloisio Pereira é engenheiro civil, doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SC e foi pesquisador visitante no Texas A&M Transportation Institute, nos EUA. Desde 1997 atua na área de infraestrutura urbana. Atualmente é pesquisador no programa de pós-doutorado no Centro de Síntese USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados, desenvolvendo pesquisas na área de infraestrutura para cidades inteligentes. Com foco em redes enterradas mais sustentáveis, as pesquisas incluem a criação de políticas públicas de governança e gestão, com modelo de negócio focado em eficiência e participação de recursos públicos e privados, e baseado em normas internacionais.
O Senge-SC Conecta foi criado com o objetivo de informar e esclarecer os profissionais da engenharia e a sociedade catarinense sobre a realidade do estado em termos de obras e infraestrutura, abrindo um novo canal de comunicação com a população.
A live será transmitida no canal do Senge: https://bit.ly/SENGESCCONECTA_SMARTCITIES