O engenheiro eletricista Hamilton Schaefer, fundador do Senge-SC, recebeu a Medalha do Mérito do Confea ontem (08) na solenidade de abertura da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Foi o ponto alto da solenidade a entrega da Láurea ao Mérito a 24 personalidades e três instituições, demonstrando o reconhecimento do Sistema àqueles que registraram seu nome na história do desenvolvimento do País.
O trabalho de seleção dos homenageados é feito pela Comissão do Mérito, que neste ano tem como chanceler o conselheiro federal, eng. agr. Francisco Soares da Silva. Em discurso, ressaltou o histórico do Sistema, cujo início remete ao advento das primeiras escolas de fortificações instaladas no Brasil, seguido, na década de 1930, dos primeiros atos oficiais pela regulamentação das profissões da área tecnológica. “Hoje nos deparamos com esta enorme estrutura, dentro da qual os nossos homenageados são os verdadeiros heróis das nossas profissões”.
Em 2017, ao escolher os indicados para concorrer às honrarias do Sistema, a Comissão do Mérito adaptou seu trabalho às regras da Resolução 1085/2016, que introduziu novidades, como a inclusão da categoria Menção Honrosa para pessoa jurídica, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, que se soma às duas outras categorias já existentes, a Medalha do Mérito e o Livro do Mérito. Dos 54 indicados pelos conselhos regionais, foram escolhidos 27, sendo 12 reconhecidos com a Medalha do Mérito, outros 12 homenageados in memoriam com inscrição no Livro do Mérito, além das três instituições.