Estão marcadas para 1º de outubro as eleições para os cargos de presidentes do Confea e dos Creas, e diretores gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais, conforme calendário eleitoral aprovado pelo plenário do Confea.
Segundo o Crea-SC, nos termos do Regulamento Eleitoral, todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 (trinta) dias antes da data da eleição é considerado eleitor, independente da modalidade profissional, sendo o voto facultativo. Esclarece-se que a condição de estar em dia com as obrigações trata de não ter débitos abertos até a data de 31/12/2019, pois as anuidades de 2020 tiveram seu vencimento prorrogado para o dia 30 de setembro deste ano, conforme Portaria 064/2020.
As eleições são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019 (Presidentes do Confea e dos Creas e Conselheiros Federais) e pela Resolução nº 1.117, de 2019 (Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea: diretor-geral e diretor-administrativo).
A votação acontecerá das 8h às 19h, com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual. O Senge-SC entende ser inexplicável que em pleno ano de 2020 os engenheiros ainda precisem se deslocar até poucos locais, em geral distantes de seu trabalho ou residência, para depositar seus votos em urnas de lona. “Por que não adotar uma sistemática de baixo custo, segura e amplamente democrática por possibilitar que o direito do voto seja exercido de qualquer lugar onde o engenheiro se encontre?”, questiona o presidente em exercício Daniel Crippa.
Segundo ele, o Senge-SC, cujo número de inscritos é inferior aos do Crea-SC, já promove votação on-line em sua eleição e a participação é muito maior do que seria possível se exigisse a presença física dos engenheiros, com todos os percalços normais do dia a dia.
Os eleitores do grupo de risco terão horário preferencial para votar: das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30. Os mesários e os fiscais estarão utilizando máscaras, protetores faciais e luvas durante todo o período em que estiverem no local de votação, desde a organização da sala até o fim da apuração de votos.
A distância entre eles na mesa eleitoral será de pelo menos 1 metro, as salas serão arejadas e haverá marcações no chão indicando aos eleitores a distância mínima de 2 metros na fila de espera, e de 1 metro entre o eleitor e o mesário. Os ambientes e todos os materiais utilizados na votação serão higienizados com álcool 70%, ao término de cada voto.
Eleições Gerais 1º/10/2020
Para Presidente do CREA-SC
33 – Eng. Civil e Seg. Trab. CARLOS ALBERTO KITA XAVIER
44 – Eng. Civil EMERSON SIQUEIRA
41 – Eng. Civil JOSÉ CARLOS FERREIRA RAUEN
30 – Eng. Agrônomo JOSÉ CARLOS PAIVA FILHO
Para Diretor Geral da MÚTUA-SC
60 – Eng. Civil ABELARDO PEREIRA FILHO
66 – Eng. Civil CARLOS KOYTI NAKAZIMA
68 – Eng. Agrônomo FELIPE PENTER
Para Diretor Administrativo da MÚTUA-SC
70 – Eng. Mec. e Seg. Trab. JULIO CESAR BERTOLDO
79 – Engª. Civil e Téc. Seg. Trab. LAÍS MENDES DE RESENDES
74 – Engª. Civil NUBIA FERREIRA DA LUZ
Para Presidente do Confea
24 – Eng. Eletric. Alexandre Magno Santos Cruz
20 – Eng. Agr. Diogo Mesquita Aguiar
22 – Eng. Civ. Joel Krüger
15 – Eng. Civ. e Seg. Trab. Marcos Moliterno
12 – Eng. Civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães
27 – Eng. Ftal. Rizomar Rodrigues da Silva