Em um evento promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), professor da Universidade Federal de Santa Catarina Eduardo Augusto Bezerra foi premiado pelo trabalho desenvolvido com satélites. Ele foi um dos dez homenageados com a menção honrosa ao mérito espacial. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, 10 de fevereiro. Bezerra coordena o SpaceLab da UFSC.
Na solenidade, ele disse estar representando dezenas e centenas de pessoas com quem trabalhou ao longo dos últimos 29 anos, boa parte deles com apoio da AEB. A primeira atividade do professor na área foi ainda 1993, quando desenvolveu o procedimento de testes para o computador de bordo do satélite brasileiro SACI-I na sua pesquisa de mestrado: “Após isso, foram diversos sistemas e aplicações desenvolvidas, com utilização em foguetes de sondagem, na Estação Espacial Internacional, em satélites de grande porte, e os satélites de pequeno porte desenvolvidos e em desenvolvimento”, explicou.
O professor também foi responsável pela missão FloripaSat-1, inteiramente desenvolvida no SpaceLab da UFSC, com um satélite lançado em dezembro de 2019. Além disso, o trabalhou atraiu a “Constelação Catarina”, que tem o objetivo de desenvolver e fabricar nanossatélites para atuar na defesa civil e na agricultura de precisão e conta com a parceria de instituições do Estado.
A equipe de Bezerra trabalha, atualmente, com seis satélites completos em desenvolvimento e mais três módulos para uso em satélites de terceiros, inclusive da Agência Espacial Europeia. Todos são executados pelo SpaceLab da UFSC, com um orçamento total de cerca de 8 milhões de reais.