O engenheiro mecânico Carlos Bastos Abraham, vice-presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Senge-SC, (ao centro, na foto) participou no dia 18, em Teresina, da abertura do VIII Encontro Estadual de Engenharia do CreaJR-PI, que teve como tema “As políticas públicas como estratégia de desenvolvimento das engenharias”.
Abraham fez a palestra magna da noite, em nome do presidente Murilo Celso Pinheiros, que não compareceu por motivos médicos. O tema principal foi a engenharia unida, ferramenta indispensável para a união de todos os profissionais, professores, associações de classe, sindicatos dos Engenheiros, Creas, Mútuas, empresas de engenharia, órgãos públicos, sindicatos patronais, universidades e toda a juventude em prol da valorização profissional, da importância da engenharia na busca da recuperação e do resgate do desenvolvimento do país com sustentabilidade. Abraham destacou a importância da participação de todos, inclusive a juventude presente em peso no evento, nos fóruns públicos e privados, “dando nossa colaboração nos debates, demonstrando o real papel do engenheiro como agente transformador do futuro”.
Abraham registrou o péssimo momento que o país atravessa, onde um presidente da República está envolvido em escândalo de corrupção, comprovando que a reforma política seria muito mais urgente que as malfadadas reformas trabalhista e previdenciária propostas de forma açodada e sem discussão com a sociedade brasileira. Afirmou, ainda, que brasileiros estão pessimamente representados no Congresso Nacional e ressaltou que em 2017 teremos eleições para o sistema Confea/Crea/Mutua onde será possível escolher candidatos preparados para assumir essas funções. “Também em 2018 haverá eleição geral, oportunidade para escolhermos políticos melhores e com ficha limpa para o país”.
Na solenidade de abertura participaram o engenheiro Florentino de Sousa, presidente do SENGE-PI; o engenheiro civil Teodoro da Silva, vice-presidente do CREA-PI; Sandra da Cunha, representando o Clube de Engenharia; Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, diretor da MUTUA-PI; Leonardo Martins, coordenador do curso de Engenharia Civil Ambiental e Sanitária da UNI NOVASAPI; e Amanda Barroso, coordenadora estadual do CREAJR-PI, promotora do evento.