O vice-presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC), engenheiro Mecânico Carlos Bastos Abraham fez palestra com o tema “Engenharia Unida” na manhã de sexta-feira, 24 de junho, do 9º Congresso Estadual de Profissionais de Mato Grosso
(9ºCEP).
Abraham, em sua fala, combateu o PL 4918/2016, recentemente aprovado no Congresso, que institucionaliza a contratação integrada de obras sem projeto executivo, ou seja, apenas com anteprojetos, o que considera uma verdadeira aberração para a engenharia nacional. “Com isso, a qualidade dos serviços e obras cairá e os custos aumentarão, inclusive incentivando a corrupção instaurada no país”, afirmou Abraham, ao destacar ainda que a FNE não apenas repudia esse PL como vai pedir que o presidente interino Michel Temer o vete integralmente.
Na oportunidade, o vice-presidente da FNE e do Senge-SC convidou todos para conhecerem o Cresce Brasil, projeto da Federação, com foco nas cidades, e que vem ao encontra da engenharia unida. Ele falou ainda da PLC 13/2013, que cria a carreira de Estado para os engenheiros, até hoje parado no Senado, aguardando tramitação interna. “Esse PL valorizará a categoria e obrigará os governantes a contratar profissionais habilitados para serem responsáveis técnicos nas funções do governo.
Ao finalizar, Abraham falou no grave momento de recessão econômica por que passa o país, que traz recessão econômica, desmonte de empresas e demissões em massa. “Temos a missão de propor sugestões factíveis para a retomada do desenvolvimento do país e os engenheiros não se omitirão”, assegurou.
O tema central do 9º CEP é “O Sistema Confea-Crea em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileira”. Já os eixos temáticos são: Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Com as propostas mato-grossenses aprovadas, a próxima e última etapa será no Paraná, durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) que será sediada em Foz do Iguaçu, nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2016, organizado pela Comissão Organizadora Nacional (CON), do Confea.
Engenharia Unida
O Movimento Engenharia Unida visa valorizar a atuação profissional e destacar engenheiros como protagonistas para o crescimento e desenvolvimento. Busca formar uma massa crítica para fomentar a participação da categoria em diálogos com as entidades, empresas, governantes, profissionais e a sociedade em geral. Um dos seus desafios é manter a categoria unida, forte, qualificada e com grande relevância para superar a atual crise. Entre as lutas, a garantia dos direitos, valorização e reconhecimento da engenharia nacional como mola propulsora do desenvolvimento dos profissionais da área tecnológica como fundamentais para construção de um Brasil melhor.
Entre os objetivos, reunir lideranças, entidades sindicais, conselhos, associações, escolas, empresas, profissionais, juventude, interessados e discutir, elaborar propostas, valorizar a profissão, destacar a importância da engenharia nacional para o crescimento e desenvolvimento. Também pretende inserir a engenharia e toda a área tecnológica nos fóruns – públicos e privados – onde aconteçam debates, eventos, projetos, de interesse da categoria e ainda disseminar o Movimento e divulgar amplamente suas ações em um número cada vez maior de organizações.