A nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) tomou posse ontem (02/05), em solenidade híbrida, que contou com a presença da presidente do CREA-SC Angela Paviane. Os diretores do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, diretor financeiro, assumiu também a diretoria financeira da FNE, onde já foi vice-presidente e diretor administrativo. José Antônio Latrônico Filho, que é delegado titular do Senge junto à FNE, assumiu a diretoria do Departamento de Negociações Coletivas Nacionais.
Os dois diretores catarinenses participaram virtualmente da cerimônia, diretamente das instalações do Senge-SC ontem à noite.
Entre as metas da Federação, está a defesa dos direitos trabalhistas dos engenheiros, promover campanhas negociais das suas bases sindicais, lutar pela manutenção do nosso Salário Mínimo Profissional, aprovação no Senado do PLC 13/2013, projeto de lei da carreira de Estado, além do projeto CRESCE BRASIL, para o desenvolvimento do país e da implantação da Engenharia Unida junto às entidades de classe, Conselhos e Universidades.
“Nosso trabalho passa pelo necessário fortalecimento da luta sindical, a assistência aos profissionais que enfrentam inúmeras dificuldades em um mercado de trabalho desfavorável e a defesa do salário mínimo profissional”, reafirma Carlos Abraham.
Para José Latrônico Filho, outra prioridade é fortalecer ainda mais o papel da FNE, articulando propostas para superação da crise agravada pela pandemia de covid-19.