Estamos nos aproximando do fim do ano e ainda não conseguimos fechar o nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022. A única proposta oficial do governo foi rejeitada pelo SENGE-SC, assim como pelos demais sindicatos da Agricultura, inclusive o SEAGRO de forma oficial via AGE.
Por incrível que pareça, as empresas tentaram transformar a negociação tradicional em virtual, via áudio pelo WhatsApp, um verdadeiro absurdo, e essa jamais será a forma legal de uma negociação séria. Vamos exigir uma proposta formal e assinada. A inflação passada não está sendo considerada nas cláusulas de impacto financeiro, além da retroatividade e de outras cláusulas sociais, como a do horário intrajornadas.
MOBILIZAÇÃO SINDICAL NO CETRE
No dia 16, quinta-feira, os dirigentes sindicais do SENGE-SC, SEAGRO, SAESC, SINTEC-SC, SINTAGRI e SINDASPI estiveram presentes no CETRE, Centro de Treinamento, para pedir a colaboração dos dirigentes das empresas, no sentido de cobrarem dos respectivos diretores das empresas que, aliás, nem compareceram no almoço agendado para aquele dia, no cumprimento das suas responsabilidades perante ao fechamento desse ACT.
Fomos informados que na próxima segunda feira, dia 20, o GGG – Grupo Gestor do Governo estará se reunindo para analisar as pendências do nosso ACT 2021/2022.
Vamos aguardar e cobrar um posicionamento positivo das empresas, do secretário de Agricultura e do governador do Estado! Lembramos que esse é o único ACT aberto no âmbito do governo de SC!