Com 50 km de pista dupla, 6 acessos por trevos, 4 túneis duplos e 21 passagens em desnível, a maior obra rodoviária e um monumental projeto de engenharia foi inaugurada hoje em cerimônia realizada a partir das 10h.
Mas a liberação do tráfego, que se arrasta por 12 anos e custou 900% acima do previsto, agora só acontecerá após a desmontagem do palco político, preparado para a cerimônia que contou com a presença do presidente da República, apesar do governo federal não ter injetado nenhum recurso. Repleta de controvérsias e problemas como falta de iluminação e segurança, a obra ainda enfrenta desafios que complicam sua plena funcionalidade, frustrando a população que aguarda ansiosa pelo fim dos transtornos no trânsito da região.
A previsão é de que o contorno de fato desafogue o trânsito no trecho principal da BR-101 que dá acesso a Florianópolis, sendo possível fazer a travessia que intersecciona as cidades de São José, Biguaçu e Palhoça em cerca de 40 minutos, gerando aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico. “Independente de polêmicas e atrasos, a obra é mais um significativo exemplo de como a engenharia pode conectar o futuro com segurança e eficiência”, comentou o presidente do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham.
O projeto teve investimento total da Arteris Litoral Sul de R$ 3,9 bilhões, tende melhorar a mobilidade para os viajantes e também impulsionar o desenvolvimento econômico local, ao facilitar a logística e a circulação de bens e pessoas. Estima-se que cerca de 18 mil caminhões utilizem o Contorno Viário por dia, diminuindo significativamente o fluxo de veículos pesados no eixo principal da BR-101 na região metropolitana da Capital catarinense. A expectativa é de que esse volume minimize o trânsito na região, principalmente em horários de pico, e também diminua o número de acidentes graves envolvendo caminhões e motociclistas.
Das 21 passagens em desnível do projeto, que conectam bairros sem cruzar o Contorno, 17 já estão concluídas e em uso pela comunidade. Além disso, seis pontes duplas e um viaduto também já estão concluídas. No dia 11 de julho foi concretado o último tabuleiro do viaduto de acesso ao Contorno no entroncamento sul, no bairro Aririú, em Palhoça. Ao todo são mais de 67 mil m² de tabuleiros.
Dos 50 km de extensão, 49,6 km já estão totalmente pavimentados. Com isso, a obra está finalizada do trevo de interseção com a BR-101 Norte, em Biguaçu, até a BR-282. O trecho restante, que será finalizado até 31 de julho, compreende a ligação da BR-282 até a BR-101 Sul.
Homenagem
Proposta aprovada na Alesc, protocolada pelo deputado estadual José Milton Scheffer, solicita mudança no nome do Contorno Viário da Grande Florianópolis para ‘Engenheiro Civil Álvaro Siqueira Pitta’. A iniciativa tem o total apoio do Senge-SC e o deputado apela ao senador Esperidião Amin para auxiliar no fortalecimento da escolha do novo nome.