As categorias em peso marcaram presença na ALESC, reforçando ao parlamento catarinense a necessidade e a importância da manutenção da Celesc Pública
Manter a Celesc Pública para cada vez mais atender com eficiência e qualidade às demandas da população. Com este objetivo, foi realizada hoje, (08/04), audiência pública na Assembleia Legislativa do estado. O proponente foi o deputado Fabiano da Luz (PT), por meio da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, presidida pelo deputado Matheus Cadorin (Novo). O Senge-SC estava representado pelo diretor financeiro Carlos Bastos Abraham e pelo diretor José Mário Medeiros.
A proposta do debate foi questionar e cobrar do governo estadual para que a empresa seja mantida pública, ou seja, que tenha como prioridade sempre um melhor atendimento à população catarinense, com investimentos em mão de obra própria, frota renovada, equipamentos de segurança em número suficiente e investimentos que gerem retorno aos consumidores de Santa Catarina.
“Energia não vai faltar e a energia é boa porque a Celesc é pública. Essa é a posição do governador Jorginho Mello”, declarou o Secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes. Segundo ele, não existe, em qualquer momento, no governo de Santa Catarina qualquer palavra sobre não ser a Celesc pública. “O que os outros dizem ou pensam em dizer não reflete a realidade e estamos no mesmo caminho e na mesma direção,” enfatizou.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, disse que não participou da audiência pública para brigar ou questionar algupem, mas para mostrar o bom trabalho feito pelos empregados. Tarcísio abriu espaço no seu tempo para apresentar dois vídeos institucionais, destacando que a diretoria é composta, segundo ele, por uma maioria de empregados, e reproduziu, também, inúmeros relatos de obras realizadas. Segundo ele, “até R$ 56 milhões” do lucro de 2022 voltarão para os empregados e reafirmou a Celesc pública em seu pronunciamento.
Para o deputado Fabiano da Luz, a Celesc é uma das maiores empresas do estado, e sabe-se que enfrenta dificuldades. “No entanto, é uma empresa respeitada e com resultados impressionantes, que atende a todos, incluindo as regiões mais afastadas”, concluiu Fabiano da Luz. Os empregados da Celesc contaram com o apoio também dos deputados Marquito e Padre Pedro.