O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis deverá ser inaugurado em agosto de 2019. A informação foi dada hoje (24) pela Zurich Airport, empresa suíça administradora do aeroporto.
A obra começou no dia 15 de janeiro e o investimento é de R$ 550 milhões. Quando o novo terminal for inaugurado, o antigo terminal será desativado.
O aeroporto de Florianópolis foi concedido à iniciativa privada no ano passado e a Zurich Airport, que administra também o Aeroporto Internacional de Zurique, na Suíça, vai administrá-lo por 30 anos. O contrato de concessão previa o lançamento do novo terminal até outubro de 2019.
Segundo o presidente executivo da Floripa Airport, Tobias Markert, o novo terminal terá 49 mil metros quadrados, quatro vezes maior que o atual, com 10 fingers (atualmente não há nenhum) e dois andares – um para embarque e outro para desembarque. A pista do aeroporto também será estendida porque um dos objetivos é que o aeroporto comece a receber voos maiores e para maiores distâncias, como voos internacionais para Portugal.
Atualmente, o aeroporto de Florianópolis tem estrutura para receber 2 milhões de passageiros por ano, mas já opera com o dobro da capacidade. No ano passado, 3,8 milhões de passageiros passaram por ele. Com o novo terminal, a capacidade chegará a 8 milhões de passageiros por ano.
A Zurich Airport já investiu R$ 5 milhões em reformas no antigo terminal, que recebeu melhorias nos banheiros e ampliação da área de embarque, que era, segundo executivos da empresa, a maior queixa dos passageiros.
Viracopos
O CEO da Zurich Airport na América Latina e Caribe, Stefan Conrad, disse que o grupo estuda a compra do aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior paulista. Conrad disse que está impedido de dar mais detalhes sobre a negociação, mas que a intenção é que isso seja definido até o final deste ano. “Se não houver sinal de que seremos parte da solução até o final deste ano, teremos que repensar nosso compromisso”, disse ele, em uma coletiva realizada no início da tarde de hoje com jornalistas, na capital paulista.
A aquisição do aeroporto deve ocorrer, de acordo com ele, por meio de uma parceria com a IG4 Capital. Atualmente, o aeroporto, que é administrado pela Aeroportos Brasil Viracopos, está em processo de recuperação judicial.
Conrad disse também que a empresa prevê participar da nova rodada de concessões aeroportuárias que o governo brasileiro deve promover este ano.
A Zurich Airport também administra o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A BH Airport, formada pela Zurich Airport e pela CCR, tem 51% de participação em Confins, sendo o restante da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Fonte: Agência Brasil