Em comemoração ao aniversário de 90 anos da Ponte Hercílio Luz, dia 13 de maio de 2016, a Associação Catarinense de Engenheiros – ACE promoveu em seu centro de eventos um encontro técnico com lideranças políticas da área tecnológica e da sociedade civil organizada com um café da manhã. Participaram o presidente da ACE, eng. Civil Carlos Koyti Nakazima; o vice-presidente da ACE, eng. Civil Abelardo Pereira Filho; o presidente do CREA-SC, eng. Civil e Seg. Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier; o 1º vice-presidente do CREA-SC, o eng. Eletricista Celso Ternes Leal; presidente do Senge-SC, o eng. Civil Fábio Ritzmann; o secretário de estado de Planejamento, eng. Murilo Flores; o superintendente-geral da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), eng. Cássio Taniguchi; o deputado Federal Esperidião Amin; o eng. Cleiton Bortoluzzi Oliveira, representando o governador do estado, Raimundo Colombo; Rafael Fett, representando a secretária de turismo de Florianópolis, Zena Becker e o vice-presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), o eng. Mecânico, Carlos Bastos Abraham. Na programação do evento teve a apresentação da obra de recuperação do vão central pelo adjunto do presidente do DEINFRA, Clayton Bortoluzzi, eng Wenceslau Diotallévy, do Deinfra, coordenador da obra da ponte, e do engenheiro Vasco Baptista representante da empresa Teixeira Duarte Engenharia, seguida de um debate com os profissionais presentes no evento
O presidente da ACE lembrou que a iniciativa do encontro foi o de “promover o debate com o objetivo comum de devolver aos catarinenses o seu maior e mais importante monumento histórico, artístico e arquitetônico”. E que “a recuperação total da Ponte Hercílio Luz, exige de todos, entidades civis organizadas, lideranças políticas e os órgãos de governo e autarquias, uma atenção maior para que qualquer contratempo possa ser superado”. Desejou que a ponte continuasse “resplandecendo absoluta em nossa querida cidade, como principal cartão-postal dos catarinenses”, mas que, sobretudo, seja colocada em funcionamento visando solucionar parte dos problemas de mobilidade urbana da região Metropolitana da Grande Florianópolis.
Carlos Abraham, também vice-presidente do Senge, como coordenador ajunto da Comissão técnica pró-ponte Hercílio Luz, apresentou um histórico da participação da ACE nesse processo onde, em 1996, 20 anos atrás, presidiu a ACE, quando promoveu um seminário sobre a ponte Hercílio Luz com o mesmo intuito da retomada da obra. Informou que em 1926, o governo do Estado contratou um estudo/parecer técnico de 2 engenheiros para dirimir dúvidas da época sobre a obra e o projeto, e o parecer dos engenheiros Oscar Machado da Costa e Mário de Faria Bello foi conclusivo no sentido de que o projeto foi bem feito e calculado e a obra bem executada, mas que a manutenção teria que ser feita nas principais peças metálicas, o que não ocorreu.
Abraham enalteceu o empenho do atual governo de tocar a obra, e que agora com a ordem de serviço assinada em 18 de abril, com prazo de 2 anos, a obra tem que sair em definitivo, e que o Sindicato dos Engenheiros acompanhará a obra junto ao Deinfra. Fabio Ritzmann, presidente do Sindicato, lembrou que o sindicato possui em seu planejamento anual, PlanSenge2016, esse projeto especial da recuperação da ponte, e que manterá parceria constante com a ACE nessa empreitada. Por fim, foi realizado um ato simbólico comemorativo ao aniversário da ponte com um bolo dos 90 anos sendo partido pelos ex-presidentes da ACE presentes.