A equipe de engenharia do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN tem desenvolvido ferramentas para auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus no Rio Grande do Norte. O grupo auxilia desde o processamento de dados biológicos até a criação de um site com informações sobre a Covid-19 no estado.
A equipe é formada por engenheiros de computação, engenheiros biomédicos, engenheiros eletricistas e engenheiros de produção.
“Eles utilizam biossensores que trabalham com processamento de sinais biológicos que permitem acelerar o resultado do (exame para identificar) coronavírus, além de desenvolver uma série de conjunto de equipamentos que podem auxiliar no tratamento, como é o caso de ventiladores mecânicos de baixo custo e a utilização de impressora 3D para produção de máscaras que protegem os profissionais de saúde em regiões críticas”, diz o coordenador do Lais, professor Ricardo Valentim.
Valentim afirma que os engenheiros tentam descobrir soluções que possam ajudar as pessoas a ter uma melhor atenção médica. “Quando falamos em isolamento social precisamos de ferramentas que permitam interação médico-paciente de maneira remota. Ou seja, uma assistência em saúde mediada por tecnologia. E neste caso do coronavírus tem sido extremamente demandada. Temos engenheiros da computação e engenheiros biomédicos trabalhando nesse projeto”, explica.
Segundo o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), o engenheiro civil Vilmar Segundo, esse é o início da contribuição dos profissionais da engenharia para essa etapa da pandemia. “A presença do engenheiro é indispensável para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias que possam cooperar para o avanço da saúde e poder ajudar as pessoas que tanto precisam nesse momento em que um vírus assola a população mundial”, ressalta.
O site Coronavírus RN foi outro produto elaborado pelos engenheiros do Lais. Na plataforma, é possível ter acesso aos números de casos confirmados, suspeitos, descartados, mortes, média de dias para o resultado do exame e gênero dos pacientes. Além disso, o internauta consegue visualizar o mapa com os municípios onde há casos suspeitos da doença e confirmados, e os bairros de Natal que concentram o maior percentual de incidência do vírus.
Curso sobre Covid-19
Em uma parceria entre o Lais e a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), foi lançado o curso que trata sobre a Covid-19. Mais de 50 mil pessoas se matricularam no nas aulas sobre “Vírus respiratórios emergentes, incluindo o Covid-19”, do dia 11 a 26 de março. O módulo educacional está disponível através da plataforma AVASUS, desenvolvida pelo laboratório, e é aberta para a população em geral. O curso pode ser acessado através do link.
Os estados com mais inscritos até o momento são o Rio Grande do Norte (1.977), São Paulo (1.330) e Minas Gerais (1.213). Por região, o Nordeste lidera com 6.653 inscritos. Há ainda usuários que não declararam seu estado de origem, bem como estudantes que vivem fora do Brasil, sendo estes dois grupos os maiores.
Fonte: G1