O teste de carga de 960 toneladas de peso realizado ontem, dia 18/12, comprovou que a nova estrutura metálica da Ponte Hercílio Luz passou na avaliação. O resultado de 44 cm de flecha (deslocamento vertical) no vão central ficou dentro do planejamento esperado para essa grande obra. 48 caminhões com 20 toneladas cada foram enfileirados em cima da ponte, o que representou 80% da carga máxima projetada para a estrutura e o trabalho adentrou a madrugada, sendo finalizado às 02:30h. Primeiro foram colocados 12 caminhões na ponte, depois mais 20, chegando ao total de 48, carregados com areia e argila. O objetivo foi certificar a segurança da nova estrutura e a ponte passou na avaliação técnica e está liberada para ser aberta em 30 de dezembro.
Dentro do cronograma da obra ainda falta a complementação de alguns serviços, como gradeamento no vão central, guarda-corpos, pinturas, sinalização viária e iluminação funcional e cênica.
Desde 2016 o SENGE-SC integra a comissão técnica especial, juntamente com Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), acompanhando a obra na qual foi aplicada uma engenharia de ponta, e feita dentro das normas exigidas e com excelente acabamento.
Carlos Abraham, representando o Senge, continuará acompanhando a partir de agora aplicação do plano de manutenção que está sendo finalizado, de total responsabilidade do Estado. Em pouco mais de dez dias a população receberá de volta a Ponte Hercílio Luz, reformada e segura, pronta a contribuir para minimizar os problemas de trânsito em Florianópolis. O contrato da obra com a Teixeira Duarte encerra no dia 23 de março de 2020, onde além da retirada da estrutura provisória inferior esperamos que a iluminação cênica seja instalada.
Foto: Secom