O presidente do Senge-SC, José Carlos Rauen participa nestes dias 12 e 13 de dezembro, em Porto Alegre (RS), do III Seminário Regional Sul de BIM, evento que tem como objetivo dar continuidade às ações de disseminação do conhecimento e fomento da adoção do BIM em projetos e obras de arquitetura e engenharia, no setor de obras públicas, iniciativa privada e meio acadêmico. Para Rauen, o objetivo do seminário, que é consolidar parceiras e ampliar conhecimentos, acontece em um momento de grandes desafios para a engenharia e contribui para a busca de novos e importantes rumos para a profissão.
O BIM – Building information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção – consiste em um processo integrado e multidisciplinar para produção de projetos, planejamento e controle de obras, com larga aplicação no setor de AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção. Permite, através de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas das futuras obras, a obtenção de informações mais coerentes e confiáveis em todo o ciclo de vida de um empreendimento.
O uso da plataforma BIM favorece o planejamento e gestão de projetos e obras, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados.
Nesta terceira edição estão previstas palestras de profissionais das esferas pública e privada e a apresentação das experiências de utilização do BIM nos Laboratórios BIM existentes nas Secretarias de Estado do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O evento é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria de Estadual de Obras Saneamento e Habitação, com o apoio do SINTERGS e entidades representativas da arquitetura e engenharia do Rio Grande do Sul.