De 6 a 8 de junho, Florianópolis será a capital nacional do saneamento, ao sediar o 2º Concasan, que tem como proposta debater como serão as cidades do amanhã. O evento, promovido pelo Senge-SC, acontecerá no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas no http://concasan.com.br/#inscreva-se e foi desenvolvida uma programação especial envolvendo engenheiros, estudantes, empresas e especialistas da área para, juntos, encontrarem soluções para que se atinja melhor qualidade de vida. Durante o evento acontecerá também uma feira com empresas de ponta trazendo as novas tecnologias e inovações no mercado de saneamento.
Palestrantes nacionais e internacionais e profissionais de renome do mercado também marcam presença. Para materializar a discussão, o congresso contará ainda com uma grande feira apresentando os principais avanços e tecnologias do setor. AS inscrições podem ser feitas no http://concasan.com.br/#inscreva-se
Grandes especialistas na área serão os palestrantes. Confira:
Tema: Sistema de recarga de águas subterrâneas. Palestrante: Sandy Scott-Roberts, mestre em Engenharia Ambiental e Civil pela Universidade Politécnica da Califórnia, San Luis Obispo. Possui 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos de planejamento, viabilidade, design e fases de construção de instalações de tratamento de água. O Tema abordado será sobre abastecimento de água, discutindo problemas e soluções dentro de sua experiência profissional em Orange County na Califórnia, onde tem atuado.
Tema: Intrusão Salina em Aquíferos Costeiros. Palestrante: Nilson Guiguer, engenheiro Civil e Geólogo, com mestrado em Enga. Sanitária e Doutorado em Geocências, Dr. Nilson Guiguer tem ampla de experiência em projetos de abastecimento de água, contaminação do solo e águas subterrâneas, avaliação de riscos ambientais, e rebaixamento de lençol freático. Foi professor da Universidade de São Paulo, Universidade de Costa Rica e Universidade de Waterloo. Fundou e gerenciou por 15 anos a empresa Waterloo Hydrogeologic no Canadá.
Tema: Water Wise Cities: princípios para cidades conscientes na gestão da água: Caso de Lisboa. Palestrante: Sofia Cordeiro, assessora Sênior do Vereador para o Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa. Com uma licenciatura em Biologia Vegetal Aplicada e experiência académica em investigação científica nas áreas da biologia celular e do desenvolvimento, Sofia se dedicou às áreas de comunicação de ciência e tecnologias de informação (gestão de projeto).
Também estarão no Concasan, Mário Augusto Bággio, Sócio Gerente da WaterDB Saneamento Básico Ltda (www.waterdb.com.br), empresa especializada na busca permanente por resultados, com foco em educação presencial e a distância; consultoria em métodos de solução de problemas, visando “bater metas”.
Mal Williams, membro fundador da Zero Waste International Alliance, ele promoveu ativamente o Lixo Zero em todo o mundo e agora é o diretor executivo do The Zero Waste International Trust. Suas paixões são equidade social, economia ambiental, ecologia industrial e eficiência Lixo Zero/Recursos.
Gustavo Athayde possui graduação em Geologia (2001) e Doutorado em Geologia (2013). Tem experiência na área de geociências, com ênfase em hidrogeologia, principalmente em temas relacionados à aquíferos fraturados, gerenciamento de recursos hídricos, cartografia hidrogeológica, vulnerabilidade à contaminação de aquíferos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, utilização de geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos.
Carlos A. Arias é graduado em engenharia Civil pela Universidade de Nova Granada – Colômbia, Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha e Doutorado em Biologia pela Universidade de Aarhus – Dinamarca, onde atua como cientista sênior. Sua pesquisa está voltada para o desenvolvimento e otimização de sistemas de tratamento descentralizado e processos de remoção de contaminantes da água, tais como nutrientes, emergentes e orgânica.