FLORIANÓPOLIS | CURITIBA
1 – O CURSO
O curso de Inteligência de Mercado Aplicado ao Setor Imobiliário tem como objetivo proporcionar ao participante uma visão 360° do mercado por intermédio da correlação das principais variáveis que caracterizam a demanda e oferta neste segmento.
O fator crítico de sucesso no lançamento de um empreendimento imobiliário, no cenário atual, está diretamente atrelado à identificação da Viabilidade Mercadológica.
A inteligência de mercado permite o estudo de implantação de um produto, onde o empreendedor poderá visualizar oportunidades, identificar ameaças, tendo subsídios seguros que lhe permitam tomar a DECISÃO ÓTIMA.
Todo negócio voltado para o mercado imobiliário envolve investimentos de capital, onde seus retornos são, em sua grande maioria, realizados bem após o pagamento das despesas e investimentos, o que aumenta a necessidade de acerto e diminuição dos riscos.
Temos como diferencial deste treinamento:
- Passo a passo para aplicar a inteligência de mercado para lançar um novo empreendimento;
- Exemplos elaborados em planilhas Excel e cases que serão disponibilizados aos participantes.
2 – OBJETIVO DO CURSO
O Treinamento se propõe encontrar o melhor modelo de entrada para os empreendimentos, bem como visualizar os cenários futuros que poderão ser enfrentados, norteando respostas para alguns questionamentos comuns, como:
- Qual a área de influência do meu projeto? Em outras palavras, quais regiões devem fazer parte do estudo?
- Qual a vocação imobiliária da região que pretendo empreender?
- Existe demanda para meu produto?
- Ela já foi ou está sendo atendida pela oferta?
- Qual perfil do set competitivo?
- Quem determina o preço do empreendimento é a oferta ou a demanda?
- Como calcular o preço pela ótica de quem compra (demanda)?
- Qual tabela de venda para meu produto?
O curso está formatado de forma a gerar valor em curto espaço de tempo, assim, utilizaremos de muita prática através de cases
de inteligência, bem como de exercícios com modelagem em planilhas de Excel.
3 – PRINCIPAIS SEGMENTOS QUE DEMANDAM ESTE CURSO
Construção Civil – Incorporação de Edifícios – Incorporação de Empreendimentos horizontais – Empresas Imobiliárias – Agentes Financeiros – Cooperativas Habitacionais – Empresas de Investimento – Empresas de Engenharia Consultiva – Engenheiros Civis – Arquitetos – Consultores Econômicos Financeiros – Consultores Imobiliários – Professores de Disciplinas Correlatas – Profissionais que lidam com tema.
4 – A QUEM SE DESTINA
Destinado a todos os profissionais das áreas imobiliárias, tais como: Loteadores, Construtores, Empreendedores, Incorporadores, Consultores, Investidores, Consultores e Corretores que desejam obter um diferencial competitivo no mercado.
5 – PROGRAMA
I – PLANEJAMENTO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
II – ESTRUTURA
Como funciona um estudo de inteligência aplicado ao mercado imobiliário?
Estrutura do Estudo;
Ciclo das análises;
Quais variáveis são essenciais para estruturar uma análise mercadológica eficiente?
Determinação dos tópicos-chave de inteligência de mercado (Kits);
Como visualizar a Vocação Imobiliária de um terreno;
Como determinar a área de influência de um estudo;
Pretendemos responder aos seguintes questionamentos:
Levando em conta o lançamento de um empreendimento na área de expansão (Loteamentos, condomínios), devemos estudar apenas o município onde encontra-se o terreno?
Em áreas adensadas, qual raio máximo a utilizar?
Como determinar uma área de estudo para regiões que estão sob o processo de crescimento intenso industrial e mercadológico?
III – ASPECTOS LEGAIS
Qual perfil do zoneamento local;
As restrições limitam seu uso;
Quais estudos são necessários para determinar a capacidade mínima de utilização do solo;
Existe correlação de vocação imobiliária e o aproveitamento líquido?
IV – ANÁLISE MACRO E MICRO
V – MERCADO
Geração de riqueza na Base da pirâmide;
Perfil da geração de riqueza e sua estrutura de adensamento;
Projetos Locais de Interferência positiva e Negativa.
VI – INFRAESTRUTURA
Variáveis críticas para análise do entorno – Elaboração de um Check-list;
Polos geradores de tráfego. Uma análise crítica dos segmentos básicos que uma família determina como relevante para migrar de região.
VII – COLETA DE INFORMAÇÕES – DEMANDA
O que buscar:
Sociodemografia; Mercado Imobiliário; Análise Qualitativa. Perfil de consumo.
Onde buscar:
Quais fontes usar (e como usar)?
Relatórios e customizações disponíveis.
VIII – COLETA DE INFORMAÇÕES – OFERTA
O que buscar:
Como definir o set competitivo? Oferta pulverizada; Oferta de lançamentos?
Oferta futura, como capturar as informações de projetos que estão em fase de licenciamento?
Determinação do Set Competitivo (perfil e histograma).
IX – ANÁLISE E INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
O que fazer com os dados?
Seleção do Público Alvo – Perfil da demanda;
Hábitos de consumo x Perfil Sociodemográfico
Como determinar a capacidade máxima de endividamento de uma demanda?
Como determinar o valor de um produto (preço e tabela de venda) pela ótica da capacidade de endividamento? (Tabela Price e Sac)
Absorção Mercadológica
Quantas famílias podem comprar os produtos ofertados?
Como estruturar um fator de absorção mercadológico (demanda / oferta)?
Qual fator de absorção seguro para determinar uma viabilidade mercadológica?
Investimento.
6 – INSTRUTOR
Prof. Cristiano Rabelo
Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, MBA em Real Estate Development pela University of Southern Califórnia/FGV, graduado em Ciências Contábeis e especialista nas áreas de gerenciamento de projetos, originação e estruturação de empreendimentos, análise de viabilidade e Valuation. Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e Diretor de novos negócios da Prospecta Inteligência Imobiliária, empresa especializada em estudo de viabilidade mercadológica e econômico – financeira para o segmento de Real State. Sua experiência profissional inclui cargo de diretoria em várias empresas do segmento imobiliário e diretoria da divisão econômico-financeira. É Sócio diretor do Grupo Prospecta Inteligência.
7 – METODOLOGIA
Exposição interativa com uso de recursos audiovisuais e técnicas que incentivam a participação e o aprendizado. Apresentação de cases. Aplicação de exercícios. Utilização de planilhas.
8 – LOCAL, DATA, HORÁRIO E DURAÇÃO
Veja na coluna à sua direita.
9 – VALOR DO INVESTIMENTO
R$ 1.280,00 para Inscritos ou Associados de ENTIDADES PARCEIRAS – veja na página do curso.
R$ 1.350,00 para os demais Participantes.
Pagamento à vista, com boleto bancário na confirmação do curso.
Pagamento parcelado: R$ 200,00 (depósito com a inscrição) + saldo em até 18 vezes através do PagSeguro, com despesas do parcelamento por conta do participante.
10 – INCLUÍDO NO VALOR DA INSCRIÇÃO
Coffee break;
Material didático para uso durante e após o curso;
Certificado emitido pela Visão Educacional e Instrutor.
11 – INSCRIÇÕES VIA E-MAIL
Acesse o endereço www.educ.eng.br/inscricao.doc ou clique no botão abaixo para baixar a Ficha de Inscrição. Preencha e envie para o e-mail indicado no Item 6 do formulário. Aguarde a confirmação da(s) inscrição(ões) e as instruções para o pagamento.