A Prefeitura de Florianópolis e o Governo do Estado inauguraram hoje (08) obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Área Continental (bairros Capoeiras e Abraão) e anunciaram outras quatro que, no total, chegam a R$ 350 milhões de investimentos, o maior pacote de saneamento da história da cidade. A cerimônia contou com a presença do presidente do Senge-SC, Fábio Ritzmann; do vice presidente do Senge e da FNE, Carlos Bastos Abraham; e dos diretores José Carlos Rauen e Lucas Arruda.
“É o maior investimento em sistemas de esgotamento sanitário de uma só cidade do país”, disse o diretor-presidente da Casan, engenheiro Valter Gallina. “É um conjunto de obras que vai mudar o cenário ambiental de nossa cidade”, celebrou o prefeito Gean Loureiro. “A Casan não passa um dia sequer sem lançar ou inaugurar obra, mudando o cenário da saúde e da qualidade de vida do Estado”, complementou Eduardo Pinho Moreira, governador em exercício.
A cerimônia, prestigiada por líderes comunitários e empresariais, vereadores, deputados estaduais, um secretário de Estado, um ex-governador, o superintendente da Caixa Federal e dezenas de outras autoridades e cidadãos, durou pouco mais de uma hora e foi dividida em cinco atos:
– Inauguração das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Área Continental (bairros Capoeiras e Abraão), área da cidade que passa a contar com 98% de cobertura de esgoto.
– Entrega da Ordem de Serviço para o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Campeche.
– Anúncio das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) dos bairros Ingleses e Santinho, com obras previstas para começar em abril.
– Anúncio das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Saco Grande, João Paulo e Monte Verde com Estação de Tratamento para receber também o esgoto coletado das redes já implantadas nos bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
– Lançamento do Edital de Licitação para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, implantação de rede coletora para os bairros José Mendes e Morro da Lagoa e implantação de emissários que irão transportar o esgoto coletado da rede já implantada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira.
Todas as unidades de esgoto da cidade passam a receber tratamento do tipo Terciário, que é considerado o mais eficiente sob o ponto de vista ambiental, pois remove inclusive fósforo e nitrogênio (além de coliformes) no processo de depuração do efluente.
As cinco obras destacadas no evento desta quarta-feira, associadas aos recentes investimentos em saneamento concluídos em Canasvieiras (nova estação de tratamento), praia da Lagoinha (rede de coleta e tratamento) e Jurerê Tradicional farão com que nos próximos dois anos a capital do Estado salte dos atuais 56% de cobertura de esgoto tratado para 72%. Quando isso ocorrer, a cidade sairá da 11ª posição entre as capitais do país em rede de coleta e tratamento e deverá ocupar a quinta melhor posição.
O Plano Florianópolis de Saneamento faz parte de um conjunto maior de investimentos em esgotamento sanitário que, no momento, contempla 45 obras da CASAN em 31 municípios catarinenses. Quando estiverem todas concluídas, no final de 2018, o Estado deve sair da 18ª posição do ranking nacional de cobertura de esgoto para o quarto lugar, com índice de 49%.
Com informações da Casan