Com o objetivo apresentar propostas que contribuirão para a construção da política nacional de desenvolvimento urbano, a 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis acontece hoje (24) e amanhã (25) na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
O Senge-SC está representado pela presidente Roberta Maas dos Anjos e pelo diretor financeiro Carlos Bastos Abraham. Este evento é um espaço democrático de debate, participação e construção coletiva de propostas para o desenvolvimento urbano sustentável do município.
Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o encontro terá palestras com o Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo; a Secretária Municipal de Fazenda, Michele Roncálio; e com Raul Juste Lores.
Além disso, grupos de trabalhos serão formados entre os participantes para debater propostas de planejamento das políticas públicas municipais, gestão estratégica, financiamento e sustentabilidade. Ao final do segundo dia de conferência, serão eleitos delegados para representar Florianópolis na Conferência Estadual das Cidades.
O evento reune representantes da sociedade civil, do poder público e de diversos setores sociais para discutir temas fundamentais relacionados à gestão territorial, mobilidade, habitação, meio ambiente, entre outros.
O tema da 6ª Conferência está dividido em 3 eixos e suas finalidades:
EIXO 1 – Planejamento Urbano e Políticas Públicas
Integração entre setores urbanos e políticas como PPA 2024-2027, habitação e regularização fundiária, saneamento básico e mobilidade urbana.
EIXO 2 – Gestão e Financiamento
Foco na gestão interfederativa e metropolitana, controle social, Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e mecanismos de financiamento local.
EIXO 3 – Temas Transversais
Discussão sobre sustentabilidade e clima, transformação digital nos territórios e segurança pública nas áreas populares.