Com participantes assistindo diretamente da Suécia, país reconhecido pelas suas práticas de sustentabilidade e tecnologias avançadas, no auditório do Crea-SC, em Florianópolis, Senge-SC realiza hoje(11/9) a terceira edição do seminário “Construções inteligentes”. O evento tem uma programação abrangente, apresentada por palestrantes altamente especializados na área, em dois dias de conteúdo para inspirar novas ideias, construír parcerias produtivas e contribuir para o avanço do setor.
A abertura do evento contou com a presença do presidente do Senge-SC e diretor financeiro da FNE, engenheiro mecânico Carlos Bastos Abraham; do presidente em exercício do Crea-SC eng. Mec. Moacyr Rogério Deschamps Junior; da representante do Confea na região Sul, eng. Caroline Burtet; da diretora da Mútua e presidente eleita do Senge-SC, eng. Roberta Maas do Anjos; do consultor e professor da West University Roy Erik Ragnar Andersson; do CEO da Vision House Klas Håkan Alm; do presidente da Celesc, eng. Tarcísio Rosa e da representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristiane Lata.
A engenheira civil Roberta Maas dos Anjos, desejou boas-vindas aos presentes e aos que acompanham o seminário de forma remota, agradecendo aos patrocinadores Crea-SC e Mútua-SC. Ela relembrou que no seminário do ano passado já havia sido comentada a possiblidade de ousar ainda mais neste ano, resultando na aproximação com o Conexão Suécia, que transpira inovação e tecnologia, para mostrar o que é possível trazer para o Brasil. “Na Suécia temos exemplos para todo o mundo de soluções possíveis para a qualidade de vida e a importância de debater tecnicamente o tema construções inteligentes para nossas cidades, e agradecemos aos palestrantes daquele país por terem aceitado ao convite, bem como a todos os demais palestrantes, participantes e envolvidos que colaboram com o evento”.
Carlos Abraham reforçou o agradecimento ao Crea-SC e à Mútua-SC pela parceria dos patrocínios, e à coordenadora do evento, Roberta Maas dos Anjos, bem como a todos os palestrantes, destacando os 53 anos de protagonismo do Senge-SC no que se refere à vanguarda tecnológica. “Entendemos como obrigação fomentar o debate das propostas de projetos factíveis para o desenvolvimento do país, ao mesmo tempo em que confirmanos aqui hoje o nosso compromisso com a valorização profissional, oferecendo discussão técnica de temas importantes como novas tecnologias aplicadas à engenharia e à sustentabilidade”. Abraham adiantou que no próximo XII Conse – Congresso Nacional dos Engenheiros, que acontece de 17 a 19 de setembro, será debatida a criação de uma secretaria da engenharia de manutenção, com orçamento e quadro técnico próprios, voltada à manutenção preventiva e corretiva estruturas e edificações do país. O presidente do Senge-SC também antecipou para ainda este ano a realização de um grande evento sobre a Parceria Pública Privada no saneamento de SC.
Este seminário é uma promoção do Senge-SC e Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), com o patrocínio da Confea, Crea-SC e Mútua, e apoio da University of Borås, University West, UFSC, Facisc, Sinaenco-SC, EBPOS, Conexão BIM e Alto Qi. Foram apresentados os vídeos institucionais do patrocinadores oficiais, Crea-SC e Mútua-SC.
Os valores arrecadados com as inscrições serão doados para a AEBAS – Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, comprometida com a consolidação da cidadania, que atua em projetos sociais nas realidades de maior risco e vulnerabilidade social, prioritariamente em relação aos direitos da criança e do adolescente.