A Intersindical Celesc emitiu comunicado oficial hoje informando à população catarinense que os profissionais de nível técnico e universitário, ou seja, engenheiros, economistas, químicos e técnicos industriais, não entrarão em greve a partir do dia 12/08/2024 (segunda-feira).
Isso porque ainda continua o processo negocial instaurado com a diretoria da empresa, objetivando a pactuação de um acordo coletivo de trabalho (ACT) sobre a distribuição da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), para o exercício ¬fiscal de 2024, conforme prevê a Lei n° 10.101/2000.
O que está sendo discutido na empresa nesse momento é a forma de distribuição da parte dos lucros que cabe aos empregados e o consenso é de que convocar greve nesse momento, por discordar apenas da forma de distribuição, não lhes parece cabível e minimamente prudente. Entendem que isso vai na contramão da defesa da Celesc Pública e dos serviços de excelência prestados à sociedade catarinense como a história vem demostrando.
Após concluído o processo negocial, será realizada, com a maior brevidade possível, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), de forma aberta e transparente, com todas as categorias profissionais representadas, para que seja deliberado por esses profissionais, sobre a referida proposta, que originará o ACT específico da PLR-2024, assim como costumeiramente é realizado por esta intersindical.
Em breve serão iniciadas com a diretoria da Celesc, as negociações referentes à data-base (1º de outubro) das categorias que integram a Intersindical, crucial para os profissionais e a população catarinense, objetivando dar continuidade aos entendimentos pela permanência da Celesc como empresa pública e cada vez mais eficiente.