O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) reuniu-se ontem (05) para almoço de trabalho, em Florianópolis, sob a coordenação do presidente, engenheiro Valmir Antunes da Silva, que também é diretor da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE).
O Senge-SC estava representado pelo presidente Carlos Bastos Abraham e pela dirigente sindical do Senge-SC, Roberta Maas dos Anjos, e na pauta da reunião entre vários temas, estava a apresentação, pelo engenheiro Márius Bagnati, do Programa da Associação dos Municípios e do Consórcio Intermunicipal da Grande Florianópolis, do apoio da Unido e outras instituições sobre os impactos do tratamento de resíduos na Grande Florianópolis.
Também houve apresentação de Cássio Taniguchi do “Plamus 10 anos depois: necessidades urgentes”, além de assuntos como a humanização da BR 101 e da SC 401. Foi, ainda, referendado o apoio à indicação da ACE, Crea-SC, Fiesc, Acif e Aceop ao nome do engenheiro civil Álvaro de Siqueira Pitta para o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Segundo Abraham, “Pita foi um batalhador pela BR 101 e merece essa homenagem”, comentou.
O COMDES é um fórum que reúne entidades representativas, sem finalidade econômica e sem filiação política, partidária e/ou religiosa, que atua por meio de modelo de núcleos de trabalho, atuando em temas específicos, como mobilidade, transporte, turismo, construção civil, preservação ambiental, saneamento básico, governança metropolitana, entre outras.