Foi um grande sucesso o seminário sobre BIM promovido pelo Senge-SC no dia 10 de maio, em Florianópolis, oportunidade em que foram reunidos grandes nomes e especialistas da área para, em evento presencial e on-line, transmitir seus conhecimentos aos engenheiros. O diretor financeiro do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, que representou o presidente Regis Hamilton Coelho, enfatizou, na cerimônia de abertura, que qualificação profissional e aperfeiçoamento técnico sempre serão a bandeira da entidade, por isso a realização de um evento sobre uma área cada vez mais presente no crescimento da engenharia.
A diretora de Comunicação do Senge-SC, engenheira civil Francilene de Freitas Nascimento, ao desejar boas-vindas aos presentes e agradecer aos patrocinadores e apoiadores, adiantou que o intuito foi o de difundir e fomentar o uso da ferramenta BIM, promovendo a conexão de profissionais e empresas que buscam constantemente soluções que ofereçam eficiência, produtividade, otimização de custos e cumprimento de prazos para o setor da engenharia.
O presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier parabenizou o Senge-SC pela iniciativa e pelo trabalho pela engenharia e informou que, no Conselho, já estão discutindo esses temas e investindo em inovação tecnológica e em vários postos para os profissionais. Ele discorreu sobre as ações do Crea-SC e colocou-se à disposição para boas e novas ideia para valorização dos nossos profissionais.
A presidente do Sinaenco-SC, Tamara Aragão, agradeceu o convite para participar do seminário e declarou que a valorização da engenharia junto ao Senge-SC e ao Crea-SC é uma das metas da entidade, elogiando o evento como uma oportunidade importante para os que desejam se qualificar, por ser o BIM um caminho sem volta e com muitas vantagens.
Muito elogiadas pelos participantes, as palestras abordaram, em sete horas de conteúdo, temas relevantes para o setor da engenharia, que está em processo contínuo de avanços na busca de soluções que tragam eficiência, produtividade, otimização de custos e cumprimento de prazos. O seminário, além difundir e fomentar o uso da ferramenta BIM, promoveu a conexão de profissionais e empresas, visto que cada vez mais players do setor trabalham com projetos concebidos segundo a metodologia BIM e as administrações públicas adotam o modelo digital tridimensional como base para suas contratações.
Palestrantes – O Senge-SC faz um agradecimento muito especial aos palestrantes, que tão generosamente compartilharam sua experiência: arquiteta Luisa Ribeiro, professora e coordenadora da EBPÓS / BMT Arquitetura Engenharia & Tecnologia; engenheira civil Késia Alves da Silva, da Conexão BIM Treinamentos e Eventos; engenheira civil Célia Penedo, da Empresa Municipal de Mobilidade de Lisboa e supporter na Women in BIM Portugal; engenheiro civil Felipe Góes, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); engenheiro agrimensor Anderson Santos de Oliveira, professor e coordenador da EBPÓS e BIM manager da Systra; engenheiro eletricista Ricardo Stepanski, professor da EBPÓS / BMT Arquitetura Engenharia & Tecnologia; e engenheiro civil José Carlos Lino, da Universidade do Minho – Portugal e Global BIM Management Certification Program.
Durante o Seminário foram sorteadas bolsas integrais para os cursos, fornecidas pela EBPOS: Pós-Graduação Master Bim Projeto, Gestão e Execução para Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, sendo o ganhador o engenheiro Welliton Rodrigues, e Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana para Loteamentos e Condomínios Utilizando a Metodologia BIM para a qual foi sorteada a engenheira Márcia Maria da Silva. Todos os presentes receberam, como brinde, um eco copo com o objetivo de eliminar a utilização de descartáveis durante o evento e promover a redução de geração de resíduos no dia a dia.
O seminário foi mais uma vitoriosa promoção do Senge-SC, com o patrocínio do Crea-SC e Mútua-SC e que contou com o apoio do CredCrea, Sinaenco-SC, Conexão BIM e EBPÓS. O valor total apurado com as inscrições está sendo revertido ao programa “Pode Crer”, do Instituto Padre Vilson Groh, criado a fim de trazer o potencial da tecnologia para resolver problemas sociais, por meio da formação de crianças, adolescentes e jovens de periferia da Grande Florianópolis e da integração com o ecossistema de inovação da cidade.