Foi aberto oficialmente dia 17/04 o Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos – Cobrave 23, reunindo engenheiros e entidades parceiras. O Cobrave 23 é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE e prossegue até 19 de abril, no Centrosul, na capital catarinense. O Senge-SC foi representando pelo diretor financeiro, engenheiro Carlos Bastos Abraham.
Muito importante para a área tecnológica e para a sustentabilidade do planeta, o evento precisou ser adiado devido à pandemia e foi muito esperado pela engenharia por ir ao encontro da Conferência das Nações Unidas sobre mudança climática, a COP 26, onde foi firmado compromisso de transição para os veículos elétricos, na tentativa de zerar suas emissões até 2040. Entre as tecnologias apresentadas está o projeto de conversão de carros à combustão em elétricos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e parceiros.
Serão expostos carros elétricos ou convertidos a elétricos, baterias e estruturas para postos elétricos, entre outros. Entre as atrações na área de pesquisa estará o projeto ConverTE, de conversão de automóvel a combustão para elétrico do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a Celesc, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Renault do Brasil.
No Cobrave 23 serão também tratadas questões de manutenção eletromecânica, mão de obra especializada, eletropostos, legislação para os órgãos envolvidos, reuso das baterias junto ao setor elétrico, seus impactos futuros na operação em harmonia com o Operador Nacional do Sistema Elétrico e ainda aspectos importantíssimos como a sustentabilidade e reciclagem das baterias, com descarte adequado após o fim de vida útil. O Cobrave está sendo pioneiro em alguns debates, voltados à mobilidade elétrica no conceito da economia circular.
A cerimônia foi aberta por Carlos Frederico Fronza, presidente da ABEE-SC e pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE), José Antônio Latrônico Filho, e teve a presença de inúmeras autoridades, como o presidente da Federação Nacional do Engenheiros (FNE) Murilo Campos Pinheiro; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; o engenheiro Flavio Wascholz representando o Confea; e o engenheiro Júlio Bertoldo, diretor administrativo da Mútua-SC.
O Cobrave 23 conta com o patrocínio do Crea-SC e Mútua-SC e tem o apoio do Senge-SC, Sistema Confea/Crea, Fiesc, Abremi, Celesc, Udesc, Instituto Federal, Revista O Setor Elétrico, Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.