“Missão FloripaSat – Da concepção ao lançamento e operação em órbita” é o tema da próxima edição do SengeSC Conecta, no dia 18 de outubro. A live será transmitida a partir das 19h no canal do Senge-SC no Youtube pelo link https://bit.ly/MISSÃO_FLORIPASAT
O palestrante será o engenheiro civil Eduardo Augusto Bezerra, pesquisador e professor de Engenharia da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Engenharia Elétrica desde 2010. Obteve doutorado em Engenharia da Computação pela University of Sussex (Space Science Centre), Inglaterra, Reino Unido, em 2002. É autor e coautor de artigos publicados cobrindo uma ampla gama de tópicos científicos dentro das disciplinas de Engenharia da Computação. O mediador da live será o diretor Administrativo do Senge-SC, engenheiro Wladimir Vieira.
O FloripaSat-1, nanossatélite desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), está na órbita da Terra desde o início de 2020, e envia dados, que são utilizados para validação dos módulos de software e hardware instalados no satélite de pequeno porte.
O nanossatélite permite que radioamadores de todo o mundo se comuniquem por meio de bandas VHF e UHF. O CubeSat utiliza a frequência de radioamador para comunicação, isso permite que várias pessoas consigam captar o sinal do FloripaSat-1, tanto que os primeiros dados foram captados por radioamadores de países da Europa.
Para decodificar os dados recebidos, é usado um software personalizado, chamado FloripaSat-GRS, que pode receber pacotes em tempo real ou de um arquivo de áudio gravado. Este software também pode transmitir telecomandos para o satélite. Existe uma Estação de Solo no Laboratório SpaceLab da UFSC para receber telemetria do FloripaSat-1, além disso, mantém parcerias com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Rio Grande do Norte (RN) e Santa Maria no Rio Grande do Sul (RS).
O SengeSC Conecta foi criado com o objetivo de informar e esclarecer os profissionais da engenharia sobre a realidade do país em termos de projetos, obras e infraestrutura, entre vários outros temas de interesse dos engenheiros para aperfeiçoamento profissional.
Apoio – O evento tem o apoio da Mútua, uma associação sem fins lucrativos criada pelo Confea, exclusiva dos engenheiros, dos agrônomos e dos profissionais das geociências e que, em quase 45 anos de história, ajudou milhares de profissionais por meio de planos sociais, previdenciários e assistenciais que propiciam melhor qualidade de vida aos associados, seus familiares, acadêmicos, instituições de ensino e entidades de classe.
Conheça a Mútua: https://www.youtube.com/watch?v=iXP6AqVGxRQ
Confira os benefícios da Mútua: https://www.youtube.com/watch?v=i3KeUblFFQc