Conjunto de normas que define os direitos e deveres dos engenheiros, o Código de Ética Profissional da Engenharia estabelece os fundamentos éticos e condutas necessárias para a prática da profissão. Ele define os direitos e deveres, as condutas vedadas e as transgressões e trata da identidade das profissões e dos profissionais.
A ética na engenharia é um tema de extrema relevância e impacto, que transcende as fronteiras das práticas profissionais e se estende aos fundamentos mais profundos da sociedade. É também compromisso moral com a sociedade, o meio ambiente e os princípios fundamentais da profissão. Entre os cânones fundamentais do código de ética profissional, destacam-se: zelar pela segurança, a saúde e o bem-estar das pessoas e realizar serviços apenas nas áreas de competência.
Como disciplina e profissão, a engenharia está intrinsecamente ligada à busca por soluções inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis para os desafios que enfrentamos em nosso mundo em constante evolução.
“O código de ética da engenharia é importante porque garante que os engenheiros exerçam a profissão de forma responsável, respeitando os padrões de conduta profissional”, define o presidente do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham. Segundo ele, é importante destacar também que orienta o exercício das atividades profissionais de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, contribuindo, com isso, para o bem-estar da sociedade.
Algumas das principais características do Código de Ética Profissional da Engenharia são:
• O desenvolvimento sustentável deve ser uma prioridade
• O engenheiro deve atuar com imparcialidade e impessoalidade
• O engenheiro deve considerar o direito de escolha do destinatário dos serviços
• O engenheiro deve fornecer informações corretas, precisas e objetivas em publicidade e propaganda pessoal
• O engenheiro deve ter integridade, que é a base de todas as outras responsabilidades éticas
• O engenheiro deve garantir o salário mínimo profissional
• O engenheiro tem direito à proteção da propriedade intelectual sobre suas criações
O Código de Ética Profissional da Engenharia é adotado pelo Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CONFEA)
Confira aqui a íntegra do Código de Ética da Engenharia: https://www.confea.org.br/atuacao/etica-profissional